\ Universidade de São Paulo - Sites > Superintendência de Tecnologia da Informação > Notícias > USP inicia implantação de rede de fibra óptica

USP inicia implantação de rede de fibra óptica

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP vai interligar, por meio de uma rede de fibra óptica a 100 gigabits por segundo (Gbps), todos os campi da Universidade nos dois próximos anos, o que permitirá que as conexões internet ganhem mais velocidade e qualidade, com custos menores.

A STI submeteu à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) um projeto de Reserva Técnica Institucional para Conectividade à Rede ANSP, que proverá um link de alta velocidade para o chamado Eixo do Conhecimento. Aprovado no início deste ano, o projeto disponibilizará cerca de R$ 9 milhões para as duas primeiras fases de implantação.

O projeto foi dividido em três fases: a primeira ligará os campide Ribeirão Preto e São Carlos e está orçada em R$ 4,8 milhões; a segunda ligará São Carlos ao campus “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, e custará R$ 4,3 milhões; e a terceira etapa ligará estes três campi ao da Capital e aos demais campi da Universidade. As duas primeiras etapas devem ser concluídas em 2017 e as demais estão previstas para 2018.

Mais em: http://jornal.usp.br/institucional/press-release/usp-inicia-a-implantacao-da-rede-de-fibra-optica-que-interligara-todos-os-campi/