\ Universidade de São Paulo - Sites > Superintendência de Tecnologia da Informação > Notícias > Integração de dados facilita envio de informações aos rankings

Integração de dados facilita envio de informações aos rankings

Ano a ano, a comunidade acadêmica e a sociedade, em geral, acompanham na mídia os resultados dos principais rankings globais de universidades. Responsável por quase um quarto de toda a produção científica do País, a USP invariavelmente assume a liderança não apenas entre as brasileiras, mas também entre as latino-americanas.

Para criar suas listas, os rankings também precisam olhar para informações que não estão disponíveis nas bases de dados científicas. Quantidade e distribuição de funcionários e alunos, por exemplo, precisam ser buscadas junto às próprias instituições, que são procuradas anualmente pelos organizadores.

Na USP, há um banco de dados integrado,  onde a equipe da STI extrai o que é solicitado. O superintendente da STI, João Eduardo Ferreira, lembra que a estruturação desse banco foi um processo iniciado há cerca de quatro anos, a partir de uma demanda da própria Universidade de se conhecer melhor e ter dados confiáveis e únicos sobre cada aspecto: uma melhora significativa que acabou facilitando também o trabalho de enviar informações aos produtores dos rankings.

Mais em: http://jornal.usp.br/especial/rankings/