Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo
16/10/2015

Novo serviço de votação da Universidade de São Paulo

O Sistema de Votação da Universidade de São Paulo é o novo serviço oferecido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) à comunidade uspiana e que permite a realização de votações eletrônicas de eleições e referendos. O novo sistema é baseado no software desenvolvido pela organização Helios Voting (http://heliosvoting.org) e adaptado pela STI e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) para a realidade da Universidade. Trata-se de um sistema aberto, confiável e auditável no qual cada participante ou eleitor obtém um comprovante de votação verificável para garantir que sua cédula de votação foi recebida e registrada no sistema.

Uma votação eletrônica não difere muito de uma votação manual. Apenas facilita a votação: não há necessidade de deslocamento físico de urnas, da comissão eleitoral, dos representantes e fiscais, nem da convocação de voluntários para a mesa eleitoral e, principalmente, da presença física dos eleitores, além de poder estar disponível 24 horas por dia durante o período de votação.

Conheça mais sobre o Sistema de Votação da USP no site do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC/STI):

http://cetisc.sti.usp.br/atendimento/servicos/votacao/