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Relatório da Gestão

PROJETOS, PRODUTOS E ATIVIDADES DA

SUPERINTENDÊNCIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – STI

2014 a 2017

 Novembro de 2017


Sumário

1. Resumo e Repercussão

2. Modelo de Governança da STI

3. Resultados Detalhados: Produtos e/ou Atividades entregues na Gestão 2014-2017

3.1 Produtos e Atividades de Apoio à STI

3.2 Produtos e Atividades entregues pela Competência de Conectividade

3.3 Produtos e Atividades entregues pela Competência de interNuvem

3.4 Produtos e Atividades entregues pela Competência de Sistemas

3.4.1 Processos Administrativos

3.4.2 Processos Acadêmicos

3.4.3 Esforços distribuídos por áreas

4. Ações, atividades ou produtos em planejamento ou desenvolvimento e conclusão prevista para o ano de 2018

4.1 Ações e Atividades de Apoio à STI em desenvolvimento

4.2 Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de Conectividade

4.3 Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de interNuvem

4.4 Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de Sistemas

4.4.1 Processos Administrativos

4.4.2 Processos Acadêmicos

5. Conclusão

6. Referências para evidências

 


 

1. Resumo

Como síntese dos significativos resultados obtidos com o novo posicionamento estratégico da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), destaca-se o novo modelo de Governança implantado. Observa-se que as ações que antes eram reativas, desarticuladas e fragmentadas passaram a ser planejadas e executadas a partir das demandas estratégicas estabelecidas pelas áreas-fim da universidade. Esse posicionamento estratégico teve como alicerce a transformação digital de processos acadêmicos e administrativos. Neste relatório serão descritas as características da TI da  USP e os resultados obtidos no período 2014-2017.

1.1 Caracterização da TI na USP

  • 10.654 equipamentos de rede;
  • 57.400 equipamentos conectados;
  • 600km de fibra óptica;
  • interNuvem com 20 Petabytes de disco, 5 mil processadores e 250 Terabytes de memória RAM;
  • High Performance Computing (HPC) com:
    • equipamento Blue Gene/Q (convênio USP-Rice University) – 209 teraflops de performance; 384 cores; 1024 nós; 16 cores por nó; 16 GB RAM por nó; 32 nós (512 cores) mínimo de recursos por job;
    • Cluster Aguia: 64 servidores físicos com 20 cores, 512 GB de RAM e Filesystem com 45 TB para arquivos temporários;
    • Cluster Lince: 32 servidores com 16 Cores Intel(R) Xeon(R) E7- 2870 @ 2.40GHz, 2 placas Tesla K20m e 129 GB RAM cada servidor e Filesystem com 55 TB para arquivos temporário.
  • 45 sistemas corporativos em funcionamento para 120 mil usuários;
  • 700 mil instâncias/ano de processos informatizadas;
  • 220 mil contas de e-mail.


1.2 
Síntese dos principais resultados na gestão 2014-2017

  • Gestão de Contratos: revisão de contratos de serviços de infraestrutura terceirizados nas áreas de Conectividade, interNuvem e Sistemas, resultando em economia de aproximadamente de 58 milhões de reais.
  • Recursos Humanos: consolidação de uma nova estrutura administrativa e operacional que resultou na racionalização de aproximadamente 37% da equipe e em economia de aproximadamente 30 milhões por ano com folha de pagamento.

 

Tabela 1: Evolução da folha de pagamento da STI no entre 2013 e 2017

  2013* 2017** Resultado
Funcionários 385 242 143
Folha Mensal R$ 3.960.000,00 R$ 2.710.000,00 R$ 1.418.000,00

* Quadro de agosto/2013 corrigido pela folha de outubro/2017 –   ** Folha mensal Outubro/2017

 

 

  • Resultados de destaque em Conectividade:
    • aumento da capacidade da rede USPnet[92][93][94];
    • aquisição de 300 câmeras para monitoramento eletrônico;
    • investimentos para aumento da resiliência da rede USPnet;
    • implantação do projeto Wi-fi USPnet 2.0;
    • aquisição de switches para a camada de acesso;

 

  • Resultados de destaque em interNuvem:
    • regularização do contrato de hospedagem da interNuvem USP;
    • migração da orquestração da interNuvem USP para código aberto com a implantação da plataforma CloudStack;
    • ampliação dos recursos computacionais para 20 Petabytes em disco, 250 Terabytes de memória RAM e 5 mil processadores;
    • migração da plataforma de e-mails USP para o Google [83][84];
    • regularização do uso da interNuvem para fins administrativos;
    • convênio RICE-USP para compartilhamento do uso de High Performance Computing (HPC);

 

  • Resultados de destaque em Sistemas:
    • Transformação digital de processos Acadêmicos e Administrativos: expansão de 62% de processos informatizados e alcance 700 mil instâncias informatizadas de um total aproximado de 1.1 milhão de processos/ano para 120 mil usuários na USP.

Tabela 2: Evolução das operações automatizadas entre 2013 e 2017

Sistemas Número aproximado de operações automatizadas
2013 2017 Resultado
Apoio Acadêmico 280.000 400.000 ↑ 120.000
Apoio Administrativo 160.000 300.000 ↑ 140.000

 

  • Atendimento às Solicitações de Serviços Únicas (SSUs): atendimento a aproximadamente 21.500 solicitações encaminhadas pelas áreas-fim da USP para manutenção evolutiva nos sistemas corporativos;
  • Aplicativos móveis: desenvolvimento de 7 aplicativos móveis (Bibliotecas USP, Campus USP[85], Cardápio USP, Jornal da USP, E-card USP, Telefones USP, Entreartes[120]) em parceria com órgãos da Universidade [66][67];
  • Desenvolviento e Manutenção evolutiva: desenvolvimento e implantação de 23 novos sistemas e 11 transformações de grande impacto em sistemas corporativos existentes, com destaque para os seguintes:
    • otimização do sistema de Recursos Humanos: implantação e otimização de procedimentos que modernizaram a gestão, agilizaram as etapas de aprovação e eliminaram os trâmites em papel;
    • gestão da informação de projetos (GiP): desenvolvimento e implantação do sistema de gerenciamento de projetos científicos integrável às agências de fomento e aos convênios com a USP para racionalização do esforço dos pesquisadores na gestão de seus projetos;
    • portal de convênios: desenvolvimento e implantação do sistema para gestão de convênios na USP para melhoraria da eficiência na tramitação para aprovação de convênios (IC, bolsas bilaterais e internacionais);
    • sistema de votação (Helios Voting): adaptação e instalação de um sistema seguro e auditável para realização de votações eletrônicas de eleições e referendos em larga escala, com destaque para a eleição realizada em 2017 para escolha do reitor e do vice-reitor da USP. O sistema já permitiu 1.265 eleições eletrônicas, com mais de 80 mil votos, abrangendo desde representações em colegiados até a escolha de diretores e reitor [61][65][103][104] [105][106][107][108][109][110][111];
    • sistema para gestão de admissão de docentes: implantação de um novo fluxo de gestão de admissão de docentes com o desenvolvimento das seguintes funcionalidades: inscrição, edital de concurso, aprovação, posse e exercício [96].
    • sistema campus: desenvolvimento do sistema de Gerenciamento de Campus Universitário, construído para centralizar, num único sistema, todos os processos automatizados no âmbito de prefeituras, segurança e gestão ambiental [54][66];
    • plataforma Alumni USP (ex-alunos em contato com a USP): implantação de uma plataforma informatizada que oferece uma rede de relacionamentos entre os titulados em graduação e pós-graduação na USP [39][68][101];
    • sistema de gestão de processos jurídicos: aquisição e implantação do sistema de gestão de processos da Procuradoria Geral que busca atender a redução do trâmite em papel, o gerenciamento do andamento interno de processos, a gestão de pareceres, a distribuição de processos e as atividades dos procuradores [115];
    • plataforma Rucard 2.0: desenvolvimento e implantação do sistema eletrônico para aquisição de créditos e acesso aos restaurantes universitários (bandejões), possibilitando ao usuário comprar créditos pela internet ou pelo aplicativo Cardápio USPpara celular e efetuar o pagamento por meio de boleto bancário [98][99];
    • gerenciamento de metas: desenvolvimento de uma plataforma informatizada para gestão e acompanhamento da execução do plano de metas que se integra ao Portal Transparência da USP [25][26][27];
    • gerenciamento solicitações da Superintendência do Espaço Físico (SEF) – sistema Acrópole: sistema que gerencia as solicitações da SEF e o controle das intervenções decorrentes dessas solicitações.

1.3 Próximos passos: ações, atividades ou produtos em planejamento ou desenvolvimento

1.3.1 Sistemas

  • e-Ofícios, e-Proteos e Pastas (prontuários) docentes, alunos e servidores: substituição de documentos em papel por armazenamento digital.
  • Orientação e Localização móvel: aplicativo para plataforma mobile para orientação e localização da comunidade USP.
  • Sistema de Acompanhamento CERT: testes e implantação de um módulo de credenciamento de atividades docentes para o sistema de apoio à gestão da Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT).
  • Sistema de Compras: sistema para gestão dos processos de compras da CODAGE

1.3.2 Conectividade

  • Manutenção da Infraestrutura para gestão e monitoramento por câmeras:manutenção da infraestrutura tecnológica necessária ao projeto de implantação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras nos campi CUASO e EACH.
  • Informatização dos processos de gestão de telefonia fixa: expansão das funcionalidades do sistema corporativo de telefonia fixa para permitir a gestão de custos por ramal e integração com o tarifador.
  • Links de alta velocidade com fibras ópticas apagadas: construção de uma rede expansível e sustentável de fibras ópticas apagadas que interligue a infraestrutura computacional da Universidade de São Paulo distribuída por diversos campi, tanto na capital quanto interior do estado.

1.3.3 interNuvem

  • Implantação de salas pró-aluno com recursos da interNuvem: migração da conexão de PC desktops em salas pró-aluno para o ambiente thin-client com acesso à interNuvem USP.
  • Gestão de identidade eletrônica da USP: estruturação de uma plataforma de identidade única que será a base de autenticação para toda USP.
  • Adequação do Sistema interNuvem para viabilização da heterogeneidade de processamento e storage de baixo custo:definição de uma arquitetura modelo e independente de fabricante de software hardware.

1.4 Repercussão (Nacional e Internacional)

Além das inúmeras matérias divulgando os principais resultados da STI no período 2014 a 2017, apresentadas no item 6, destacam-se as seguintes repercussões no âmbito nacional e internacional:

  • Prêmio CIO destaque SP: com propósito de reconhecer os profissionais que se destacaram na área de TI pelos seus projetos, liderança, inovação e gestão tecnológica, a STI foi classificada entre as cinco melhores Instituições do Estado de São Paulo, sendo representada pelo superintendente da área, João Eduardo Ferreira [102].
  • Apresentação do trabalho intitulado “DataUSP: A Tool for Large-Scale Data Analysis in the University Activities” na conferência Internacional da Educause’2017, Philadelphia, EUA, em outubro de 2017[122].
  • Apresentação do trabalho intitulado “Smart Services: A Case Study on Smarter Public Safety by a Mobile App for University of São Paulo” na conferência internacional IEEE Smart City Innovations 2017, San Francisco, EUA, em 2017 [123].
  • Publicação do capítulo “Datausp-PosGrad: Um Conjunto de Serviços Analíticos para Apoio à Tomada de Decisão da PRPG da USP” no livro “USP 80 anos”[124].

 

(Início)

2. Modelo de Governança da STI

O desenvolvimento dos projetos, produtos e atividades da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP nos anos de 2015, 2016 e 2017 foi potencializado tendo em vista a definição de uma nova estrutura administrativa e operacional (Resolução USP 7025, 03/12/2014)[1]. A estrutura definida é parte de um novo modelo de Governança de Tecnologia da Informação que posiciona estrategicamente a STI, juntamente com os seus Centros de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP), Ribeirão Preto (CeTI-RP), São Carlos (CeTI-SC) e Piracicaba (CeTI-LQ), bem como o Núcleo de Bauru, como provedores de serviços computacionais (atividades-meio) essenciais à realização das atividades-fim da USP.

O novo modelo de Governança de Tecnologia da Informação tem como premissas a qualidade, a agilidade, a confiabilidade e o menor custo (racionalização) dos serviços computacionais. Esse novo modelo orientou a definição das seguintes estratégias:

• Especializar a STI em três competências: Conectividade, interNuvem e Sistemas;
• Atender as demandas de TI de forma unificada;
• Intensificar o uso racional e sustentável dos recursos computacionais;
• Promover atualização tecnológica dos recursos humanos;

A definição dessas estratégias e seus respectivos planos de ações fundamenta-se, então, no reconhecimento da TI como um serviço essencial e que, posicionado como atividade-meio, torna-se um facilitador para a realização das atividades-fim da Universidade de São Paulo.

Essa estratégia possibilitou uma fase da transformação digital na USP, com elevação da qualidade e da eficiência dos serviços computacionais para apoio às atividades acadêmicas e administrativas da universidade.

Como resultado desse novo modelo, pretende-se que ações estratégicas de TI não sejam somente reativas e definidas a partir das demandas estratégicas da Universidade (casos comuns em muitas organizações), mas principalmente, possam contribuir com novas formas para realização de suas atividades-fim, tendo como alicerce a transformação digital.

O posicionamento da TI como um serviço é evidenciado na nova Missão estabelecida para a STI, que também orientou a definição das estratégias apresentadas. Essa nova Missão foi definida como:

“Prover com qualidade e eficiência os serviços de tecnologia da informação para apoio às atividades administrativas e acadêmicas da Universidade de São Paulo”.

A Missão orienta, ainda, o fortalecimento de uma estratégia de governança baseada em entregas e com enfoque na qualificação profissional de recursos humanos e de serviços computacionais.

A definição das estratégias foi norteada por um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória, explicitadas na seguinte Visão estabelecida para a STI:

“Ser referência como provedor de serviços computacionais para apoio direto ou indireto às atividades-fim da universidade”.

Norteados pela Visão, pretende-se na Competência de Conectividade, consolidar a USPNet sem fio e racionalizar a utilização dos links de alta velocidade. Na Competência de interNuvem, busca-se oferecer uma infraestrutura computacional sustentável e não dependente de tecnologias específicas. Na Competência de Sistemas, deseja-se implantar um Portal único de serviços computacionais, apoiado em técnicas padrões de modelagem de dados e implementação de testes automatizados. Assim, as metas definidas para a gestão 2014-2017 foram definidas por competências e explicitadas da seguinte forma:

Conectividade: Elevar a USPnet de 10Gbps para 100Gbps e Consolidar a USP sem fio;
InterNuvem + HPC: Oferecer uma infraestrutura computacional sustentável;
Sistemas: Atingir 70% da informatização e otimização dos processos acadêmicos e administrativos da USP por meio de serviços computacionais apoiados em técnicas padrões de modelagem de dados, implementação e testes automatizados.

A declaração concisa do propósito fundamental da STI, declarada em sua missão, aliada à identificação do posicionamento futuro que norteiam as ações atuais, explicitada em sua visão, direcionaram à definição das estratégias e metas apresentadas anteriormente. Essa estratégia conduziu o alcance dos resultados significativos apresentados de forma detalhada a partir da seção 3.

(Início)

3. Resultados Detalhados: Produtos e/ou Atividades entregues na Gestão 2014-2017

O modelo de governança constituído favoreceu o planejamento e desenvolvimento dos produtos e atividades listados a seguir. As atividades são organizadas em atividades de apoio e em atividades das competências chaves da STI: Conectividade, interNuvem e Sistemas. Estas atividades estão em consonância com o Plano de Metas da USP para a gestão 2014-2017 e são organizadas em atividades de apoio e em atividades das três competências chaves da STI: Conectividade, interNuvem e Sistemas

Outros detalhes podem ser obtidos também na apresentação realizada no CO para ciência dos Senhores Conselheiros em 06/12/2016 por meio do video de transmissão da reunião e dos  slides apresentados.

 

(Início)

 

3.1 Produtos e Atividades de apoio à STI

Estrutura administrativa e operacional: Consolidação da nova estrutura administrativa e operacional definida na Resolução USP 7025, 03/12/2014[1], resultando na mobilidade e compartilhamento de Recursos Humanos na área administrativa com a administração central da Universidade e unidades de ensino. Além de direcionar a STI para atividades essenciais de TI, essa nova estrutura resultou na redução de 114 funcionários do quadro funcional, com detalhes observados na tabela 1. O valor economizado mensalmente foi de R$ 1.058.000,00. Esse valor multiplicado por 12 meses e usando o fator de 1.8 (que corresponde aos encargos trabalhistas) totaliza R$ 22.853.000,00 de redução com recursos humanos em TI, que foram compartilhados com outras áreas na Universidade.

Tabela 3. Evolução do quadro de funcionários da STI entre 2013 e 2017

Ano Número de Funcionários/ Folha Mensal CETI-SP CETI-SC CETI-RP CETI-LQ STI

(Apoio)

Total STI

(Apoio e Centros)

2013* Funcionários 254 34 33 30 34 385
Folha mensal  (R$ 2.655)  (R$ 315)  (R$ 273)  (R$ 302)  (R$ 412)  (R$ 3.958)
2017** Funcionários 150 25 27 25 15 242
Folha mensal  (R$ 1.654)  (R$ 213)  (R$ 240)  (R$ 269)  (R$ 163)  (R$ 2.539)
Redução

(economia)

Funcionários 104 9 6 5 19 143
Folha mensal (R$ 1.001) (R$ 102) (R$ 33) (R$ 33) (R$ 249) (R$ 1.418)

* Valores em milhares de Reais (R$), considerando o quadro de funcionários em
agosto de 2013 e corrigido pelos valores da folha de pagamento de outubro/2017.

** Folha Mensal: outubro/2017

Um quadro comparativo entre o gasto com folha de pagamento mensal de profissionais de TI na Universidade de São Paulo, tomando como base a folha de outubro de 2017,  é apresentado na Tabela 4. Nessa tabela, observa-se que o valor percentual dos pagamentos realizados para os recursos humanos dos profissionais da STI e das unidades vinculados a carreira de TI em relação ao total dos valores pagos na USP é de 3,55%.

Os pagamentos realizados para os profissionais de TI na STI em relação ao total da USP representam 1,08% em relação ao total da USP. Incluindo os servidores administrativos, o valor percentual da STI chega a 1,26%.

Tabela 4. Quadro comparativo da folha de pagamento mensal na Universidade de São Paulo em outubro de 2017

Folha de Pagamento Mensal
(Ativos na USP) (*)
Valor Total
(R$)
Qtd Func.

 % da folha

% de func.
Docentes + funcionários 200.677.681,87 19.942 100%    
Profissionais de TI (**) na USP (STI + Unidades)
7.124.808,10 719 3,55% 100% 100%
Profissionais de TI(**)  nas Unidades  5.955.132,16 525 2,47% 69,55% 73%
Total: Funcionários na STI (somente TI)  2.169.675,94 193 1,08% 30.45% 27%
STI – SP 92.077,54 6      
CeTI-SP 1.507.246,78 134
CeTI-RP 178.127,85 17
CeTI-SC 165.043,01 17
CeTI-LQ 227.180,76 19
Total: Funcionários na STI (TI + Administrativo)  2.526.968,13 241 1,26% 33,47%
STI -SP 157.611,34 15    
CeTI-SP 1.657.977,76 150
CeTI-RP 242.339,59 27
CeTI-SC 214.381,08 25
CeTI-LQ 267.751,56 25

Fonte: Portal da transparência (https://uspdigital.usp.br/portaltransparencia/).

(*) Valores nominais da Folha de Pagamento referente a outubro de 2017.

(**) Inclui: Analistas de Sistemas + digitador + operadores de computador + programadores de computador + programadores de sistemas + técnicos de manutenção eletrônica + técnicos de rede de computador + técnicos de telecomunicações + técnicos de informática

O valor anual nominal com a folha de pagamento da STI (TI + administrativos) em 2017 foi de R$ 30.323.617,56 (R$ 2.536.968,13 x 12) que multiplicado por 1.8 (custo de encargos) totaliza aproximadamente R$ 54.582.511,61. Por outro lado, o valor anual nominal com a folha de pagamento de TI das unidades da USP foi de R$ 59.461.585,92 (R$ 4.955.132,16 x 12) que multiplicado por 1.8 totaliza aproximadamente R$ 107.030.854,66. Somando os valores da STI e de TI das unidades obtêm-se o valor total de R$ 161.613.366,27 por ano.

Já o gasto com o custeio e investimento da STI em 2016 de acordo com o Painel do Gestor foi de aproximadamente R$ 26.000.000,00. Não há uma forma objetiva de apurar os gastos com custeio e investimento de TI das unidades. Entretanto, estima-se que o total não ultrapasse R$ 20.000.000,00 por ano. Assim o valor estimado com recursos humanos, custeio e investimento de TI na USP com recursos orçamentários é de aproximadamente R$ 223.000.000,00. Esse valor comparado com a dotação orçamentária em 2016 na USP representa aproximadamente 5%.

Gestão Técnica de Contratos: Revisão de contratos de serviços de infraestrutura terceirizados nas Competências de interNuvem, Conectividade e Sistemas, resultando em economia de aproximadamente R$ 58.000.000,00 em 2015 e 2016, como exemplificado a seguir:

• Redução do custo do Wi-Fi R$ 30mi para R$ 14 mi = R$ 16 mi
• Monitoramento por câmeras e sensores de R$ 25 mi para R$ 11 mi = R$ 14 mi
• Eliminação do contrato de manutenção da interNuvem = R$ 12 mi / ano
• Redução do contrato de links de alta disponibilidade= R$ 4 mi /ano
• Redução contrato Sybase de R$ 2.6 mi para R$ 1.4 mi = R$ 1.2 mi /ano
• Implantação do software livre OTRS para serviços de atendimento = R$ 450 k /ano
• Cancelamento contrato de telefonia para linhas diretas = R$ 240 k /ano
• Redução Licenças Microsoft de R$ 535 k para R$ 407 k = R$ 128 k /ano
• Projeto reserva técnica FAPESP 2014/24575-5 + ~ R$ 10 mi

Readequação e reorganização do espaço físico: Projeto Executivo do Plano de Obras de São Paulo, São Carlos e Piracicaba. Reforma de salas, estúdio de gravação, impermeabilização de laje e reconstrução de arrimo no prédio administrativo do CeTI-SC/STI.
Evidências: Edital de Tomada de preços SEF nº 36/2015 para elaboração do projeto executivo completo de reforma dos blocos “A”, “B” e edifício da STI[2], Processo 15.1.1631.55.8 – Contrato 003/2016-ICMC.

Readequação de entradas de energia: Início em 2017 ds serviços de readequação das entradas de energia elétrica para os blocas A, B e casa 23 do CeTI-RP/STI.
Evidências: processo 17.1.128.84.6

Divulgação da organização da STI: Desenvolvimento do Site Institucional e História de TI da USP
Evidências: Site Institucional da STI[3] [4] [5], evento de celebração do cinquentenário da TI na USP[6] e lançamento da revista ‘História de TI da USP’[7].

Realização do Evento GEINFO: 1o Encontro de Educação Continuada em TI (28 a 30 de março de 2016)
Evidência: Website do evento[8]  e Matéria relacionada [49]

Realização do evento CAIPYRA – Evento estadual de Phyton em Ribeirão Preto (25 a 26 de junho de 2016 e 24 a 25 de junho de 2017). Parceria CeTI-RP e Grupo de usuários Python de Ribeirão Preto (GruPy-RP).
Evidência: Website com divulgação do evento [75].

Realização do evento “Sistemas que Desenvolvemos” em Ribeirão Preto: Evento de divulgação dos sistemas em desenvolvimento com participação de CeTI-LQ/STI, CeTI-SC/STI e CeTI-RP/STI. Evento realizado em 22/03/2016.

Oficina do Moodle USP: promovida pelo CeTI-RP/STI com o apoio do IEA-RP, na Sala de TeleEnfermagem – proferidas em 10/11/2016, 21/07/2017. 31/08/2017 e 14/09/2017 pelo prof. Dr. Ewout ter Haar em 10/11/2016.
Evidência: divulgado nas listas de e-mail do campus, no Facebook e no Boletim do Campus.

Softwares para monitoramento da Segurança: evento organizado pelo CeTI-RP/STI e CeTI-SP/STI em 25/04/2017, com palestra ministrada pelos analistas do CeTI-RP/STI e CeTI=SP/STI.
Evidências: Website com divulgação do evento[121].

Organização e automatização do atendimento aos usuários da STI: Implantação de dashboard para acompanhamento do fluxo de atendimento e instalação de Hot-line para contato das unidades com a STI. Redesenho de fluxos e processos para atendimento. Unificação do Catálogo de Serviços dos Centros em um único catálogo da STI.

Organização e automatização do atendimento aos usuários da STI: implantação de dashboard para acompanhamento do fluxo de atendimento e instalação de hot-line para contato das unidades com a STI; redesenho de fluxos e processos para atendimento. Unificação do Catálogo de Serviços dos Centros em um único catálogo da STI, com desenvolvimento de aplicativo de licenças de software; desenvolvimento de um novo sistema para Service Desk (OTRS) com integração da STI e dos Centros em um único canal de atendimento.

Cooperação Técnica com as Seções de Informática das Unidades: cooperação que enfatiza os serviços de e-mail, políticas de segurança, compra centralizada e sala pró-aluno.

Organização e automatização do atendimento aos usuários da STI: implantação do aplicativo de controle de licenças de software (Glise), desenvolvido pelo CeTI-RP para permitir que o usuário final faça as requisições, instale e ative os softwares institucionais e do convênio Microsoft Select por conta própria, mediante a autorização da Unidade, mas sem a intervenção do Atendimento STI; conclusão da transição para o novo sistema de chamados, com treinamento das demais equipes (1º e 2º nível) em todos os Centros e acompanhamento do fluxo de atividades para ajustes de desempenho;  criação de um sistema unificado de comunicação de ocorrências baseado no open source Stashboard.

GIT/USP: sistema de controle de versão distribuído e de gerenciamento de código fonte. O serviço é oferecido pela STI para divulgação de forma centralizada dos projetos e sistemas desenvolvidos pelas unidades; implantação de um site que reúne todos os projetos implantados pelas Seções Técnicas de Informática nas unidades.
Evidências: website do Sistema de Controle de Versão[55]

(Início)

 

3.2. Produtos e Atividades entregues pela Competência de Conectividade

Manutenção e evolução da infraestrutura existente: Atendimento às solicitações encaminhadas à STI para: 1) projeto, instalação e manutenção de infraestrutura de rede local e sem-fio, e rede de telefonia; 2) projeto, instalação e manutenção de cabeamento óptico e metálico que compõem o backbone de comunicação; 3) instalação e manutenção de microinformática (em campo e laboratório), rede (dados e voz) e de outras naturezas; 4) manutenção no sistema de iluminação em Ribeirão Preto. O detalhamento das solicitações de manutenção (chamados técnicos) é apresentado a seguir.

Chamados na Competência Conectividade: A relação dos chamados atendidos pela competência de Conectividade é apresentada na Tabela 5

Tabela 5. Distribuição dos chamados atendidos pela competência Conectividade

Centros Tipo de solicitação 2015 2016 2017
Registradas Encerradas Registradas Encerradas Registradas Encerradas
CeTI-SP/STI Microinformática 2467 2380 2681 2656 1598 1513
Rede Voz/Dados 3618 3274 2549 2247 2149 1992
Outros Serviços 930 744 397 363 747 732
CeTI-SC/STI Microinformática 570 440 416 821 767
Rede Voz/Dados 278 179 160 316 295
CeTI-RP/STI Microinformática 97   33 520 516
Rede Voz/Dados 253   1048 1462 1394
Suporte   472   467 801 797
CeTI-LQ/STI Microinformática(*) 295   4 28 27
Rede Voz/Dados 449   246 551 513
Suporte 2467 2380   532 325 317

(*) seção encerrada em maio/2015317

 

Padronização e implantação das redes Wi-Fi USP: Este projeto viabiliza a expansão da rede sem-fio (wi-fi) para conexão à Internet em ambiente interno das edificações e a criação de pontos públicos importantes (hotspots) de wi-fi em ambiente externo (outdoor), ampliando o acesso a essa rede em toda Universidade.
Evidências: Processo 15.1.27763.1.0 – Pregão para Registro de Preços, Edital 7/2016, Ata de Registro de Preços 87.335/2016. Matéria relacionada[75].

USPnet sem fio 2.0 (Wi-Fi): ampliação da abrangência, desempenho e segurança de ambientes Wi-Fi na USP.
Evidências: ofício STI 058 2015 de 15/09/2015[9]; palestra de apresentação do projeto [10]  e Processo de Compra 15.1.27763.1.0[50]Ofício STI/0068/2016 e Ofício STI/0085/2016 divulgados através da lista gestores-ti.

Infraestrutura ótica para gestão e monitoramento: Apoio técnico e desenvolvimento das especificações técnicas da infraestrutura ótica necessária ao projeto de implantação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras nos campi CUASO e EACH, o qual expandirá os recursos de monitoramento remoto de espaços físicos, vias públicas e de circulação de pessoas. Este projeto contemplará outras duas fases no biênio 2016-2017 executadas pela competência interNuvem, a saber: (1) instalação de câmeras e (2) Infraestrutura de software.
Evidências: Processo 16.1.95.84.0 – Pregão Eletrônico, Edital 16/2016 (Câmeras e infraestrutura de software), Processo 15.1.14611.1.1 – Concorrência Nacional, Edital 01/2015 (Rede óptica GPON).

Informatização dos processos de gestão de telefonia Móvel. Expansão das funcionalidades do sistema corporativo de telefonia móvel para permitir a gestão de custos por linha.
Evidências: website do sistema [76].

Renovação do contrato do link de conexão CeTI-RP, CeTI-SC, CeTI-LQ, CeTI-SP – 10 Gbps. Homogeneização da capacidade em 10 Gbps de tráfego de dados entre capital e interior via USPNet.
Evidências: website do sistema de monitoramento [77]. Matérias relacionadas [92][93][94].

Renovação do contrato de links de conexão. Renovação do contrato de links de conexão a partir da CUASO com as seguintes velocidades: USPLeste a 1 Gbps; MAC Ibirapuera a 300 Mbps e CEUMA a 20 Mbps.
Evidências: processo 16.1.8260.1.7, que se estende ao 17.1.583.1.2

Implantação de novos links: Cardio (CEFER/PUSP-RP/FMRP), Núcleo de Saúde e Família 2(FMRP), Saúde Mental (FMRP), 44 novos links FFCLRP – Campus Ribeirão Preto. Execução de 815 fusões e passagem de 13 km de fibra óptica. Em 2017 CeTI-RP/STI, FMRP, FMRP-HCRP, FMRP-Hemocentro,PUSP-RP, FFCLRP, FEARP, IEA-RP, FCFRP, Núcleo de Saúde da Família 01 (NSF-01), Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HERP) e Hospital Santa Tereza. Execução de 920 fusões e passagem de 6,7 km de fibra óptica.

Otimização e redução dos custos dos serviços de telefonia: Eliminação de linhas diretas e linhas privativas (LPs), expansão do range de ramais em Ribeirão Preto, reestruturação do sistema de tarifação e disponibilização de sistema de gestão de recursos telefônicos móveis e fixos.
Evidências: cancelamento do contrato Telefônica 006/2011 (mini-modens); supressão contratual em 86,44% do contrato Telefonia 020/2015 (linhas telefônicas diretas); cancelamento de 75 linhas telefônicas celulares (~14% redução).

Replicação dos roteadores: Replicação dos roteadores do CUASO no IPEN visando aumentar a resiliência da infraestrutura de conectividade com os demais campi da USP e operadoras de Telecomunicações (telefonia e Internet): Conclusão da reforma da infraestrutura física do site IPEN. Integração do site IPEN ao anel óptico USPnet.
Evidências: Projeto FAPESP 201424575-5. Relatório Científico FAPESP entregue em 23/09/2016.

Instalação do REPs (Relógios de Ponto): Instalação e assessoria na execução de serviços físicos e lógicos de conectividade para instalações dos REPs.

Reestruturação do Backbone óptico e da rede local: Elaboração de projeto, instalação e configuração – Hemocentro Campus Ribeirão Preto.

Implantação de telefonia voIP: Instalação de telefonia voIP – Segurança, Rádio USP – PUSP-RP – Campus Ribeirão Preto. Em 2017, implantação de 138 telefones voIP

Fomento do uso do protocolo IPV6: adequação da infraestrutura e capacitação de recursos humanos de conectividade para implantação do novo protocolo de comunicação para conexão com a Internet, alinhadas com as orientações do CGi.Br (Comitê Gestor de Internet Brasil) e LACNIC (Latin American and Caribbean Network Information Centre).
Evidências: Website do Comitê Gestor da Internet no Brasil, ix.br [79]

Infraestrutura para gestão e monitoramento por câmeras:apoio técnico e desenvolvimento das especificações técnicas da infraestrutura tecnológica necessária ao projeto de implantação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras nos campi CUASO e EACH, o qual expandirá os recursos de monitoramento remoto de espaços físicos, vias públicas e de circulação de pessoas. Tendo concluído a primeira fase (infraestrutura ótica), encontram-se em desenvolvimento duas outras, sendo: (1) instalação das câmeras e (2) infraestrutura de software.
Evidências: processo 16.1.95.84.0 – Pregão Eletrônico, Edital 16/2016 (Câmeras e infraestrutura de software), Processo 15.1.14611.1.1 – Concorrência Nacional, Edital 01/2015 (Rede óptica GPON).

Otimização e redução dos custos de fibra ótica que interligam os campi da capital e interior: revisão de demanda e redução dos custos de aquisição de serviços de links de alta velocidade (LAVs).
Evidências: processo 16.1.8260.01.7 – Pregão Edital 12/2016. Matérias Relacionadas:[92] [93] [94]

Implantação de novos links no campus Ribeirão Preto: o campus de Ribeirão Preto recebeu novos links nos seguintes locais: Blocos A, B, C e quadras (PUSP-RP);  Biotérios (PUSP-RP); Casa 04 Bambus (FDRP-RP); ligação do Bloco M ao Bloco Q (FORP); serviços gerais e cirurgia experimental (FMRP); expansão rede Raissa (FMRP); implantação de links Mbps (FFCFRP); implantação de links Mbps (FEARP);

Implantação de Telefonia VoIP: reestruturação para telefonia VoIP no CREU (Moradia Estudantil (PUSP-RP)) no Campus Ribeirão Preto.

Implantação de infraestrutura subterrânea na Área 2 do Campus de São Carlos: serviço de infraestrutura subterrânea de rede de dados para implantação do segundo link de dados visando aumentar a resiliência da conectividade da Área 2 do Campus USP de São Carlos.
Evidências: Processo 15.1.307.84.6, Contrato STI 28/2016.

 

(Início)

 

3.3. Produtos e Atividades entregues pela Competência de interNuvem

Manutenção e evolução da infraestrutura existente: Manutenções corretivas e evolutivas na infraestrutura da interNuvem USP.

Gerenciamento da interNuvem USP com software livre (Cloud Stack): Migração da plataforma de orquestração do sistema de nuvens interconectadas (interNuvem) USP com adoção de uma plataforma independente de fornecedor (CloudStack), resultando em redução de custos para a USP.
Evidências: Matéria publicada pela ShapeBlue[11]

Renovação do Convênio Rice-USP: Elaboração de um novo convênio de cooperação acadêmica permitindo à USP ter acesso ao supercomputador IBM BlueGene/Q até maio de 2018.
Evidências: Processo 2015.1.22158.1.0, 3o e 4o Workshop realizado[12] e Matérias relacionadas[13][14][15][58]

Regularização da Hospedagem dos Recursos Computacionais do Sistema de Nuvens Interconectadas (interNuvem).
Evidências: Portaria PRP Nº 460[16], Ofício Circular PRP-STI 001/2015[17], Matérias relacionadas[18][19][20], Contrato 026/2015 STI

Hospedagem da infraestrutura computacional com alto nível de resiliência (Tier 3): Migração da infraestrutura de TI para Datacenters com Tier 3, resultando na melhoria da qualidade dos serviços prestados e na otimização de procedimentos operacionais:
Evidência: Processo 15.1.2468.1.4 e volumes, Edital de Pregão Nº 01/2015, contrato Nº 026/2015. Processos 2016.1.94.84.3 e 2016.1.18839.1.8, contrato 048/2016.

Definição de um Modelo sustentável de utilização de recursos computacionais para as demandas acadêmicas e administrativas: Implantação de um modelo financeiro e operacional sustentável para utilização de recursos computacionais de “High Performance Computer” e de interNuvem USP. Publicada a Portaria PRP nº 460 de 19 de novembro de 2015, estabelece normas para utilização em pesquisa, dos recursos computacionais do Sistema “Nuvens Interconectadas (interNuvem USP)”. A Portaria no 485/2016 da Pró-Reitoria de Pesquisa, publicada no dia 22 de junho de 2016, estabelece regras de utilização de interNuvem USP por usuários externos à USP para fins de pesquisa. As regras e outras informações sobre o novo sistema estão descritas na circular PRP-STI 001/2016.
Evidências: Portaria publicada[59]. Portaria publicada para público externo[81][82]. Matéria relacionada[80].

Migração da Plataforma de email USP para o Google: termo de cooperação que possibilitou a alunos, alumni [ex-alunos], docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade a utilização dos recursos que compõem a ferramenta Google GSuite for Education. Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos. A parceria proporcionará economia de aproximadamente R$ 6 milhões por ano, que seriam gastos pela USP para manter o serviço de gerenciamento das mensagens.
Evidências: Matérias Relacionadas [39][83][84]

Configuração e manutenção da infraestrutura Moodle/IPTV: Melhoria do atual sistema Moodle/IPTV para apoio ao ensino e uso em larga escala no ambiente de interNuvem USP: Disponibilizada nova infraestrutura para o Moodle USP com maior resiliência e escalabilidade.

Elaboração do Manual de Boas Práticas de Segurança para Usuários de Informática
Evidências:
Cartilha de boas práticas de segurança para usuários de informática.[51]

(Início)

 

3.4. Produtos e Atividades entregues pela Competência de Sistemas

Manutenção e evolução da infraestrutura existente:  Atendimento de Solicitações de Serviços Únicas (SSUs) recebidas no período de 2015 a 2017, conforme tabela 6.

Tabela 6. Número de Solicitações de Serviço Únicas (SSU) recebidas

Solicitações de Serviço Únicas 2015 2016 2017
SSUs Concluídas 5.143 6.290 6.578
SSUs em Atendimento 276 125 178
SSUs Aguardando ação da STI 246 360 310
SSUs aguardando ação do cliente do sistema 427 536 403
Total de SSUs 6.092 7.311 7.769

 

 

(Início)

 

 

3.4.1 Processos Administrativos

PIDV / Banco de oportunidades: Desenvolvimento de um sistema para facilitar a mobilidade de funcionários entre as unidades da USP.
Evidências: Website do sistema[29], Matérias relacionadas[30], Divulgação USP[31], Informativo Esalq[32].

Manutenções no Sistema Corporativo MarteWeb: Implantação do novo fluxo do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária versão 2.0 (PIDV II). Implantação do novo fluxo do Programa de Incentivo à Redução de Jornada (PIRJ). Implantação do novo fluxo do Ponto Eletrônico, com as devidas modificações necessárias no sistema MarteWeb e integração com o sistema iFractal. Implantação do novo fluxo e-Social.
Evidências: Website do sistema[78].

Otimização do sistema de Recursos Humanos:Otimização dos sistemas por meio da implementação de procedimentos que modernizaram a gestão nestas áreas, agilizando as etapas de aprovação e eliminando o trâmite em papel: Módulos e-Consig, afastamento e férias.
Evidências: Divulgação DRH[48].

Gerenciamento de Metas: Desenvolvimento de uma plataforma informatizada para gestão e acompanhamento da execução do plano de metas definido da USP que se integra ao Portal Transparência da USP.
Evidências: Matéria relacionada[25], Portal da Transparência[26] , Ambiente para Gestão de Metas[27].

Controle de telefonia móvel: Desenvolvimento de um sistema de gestão dos dispositivos móveis para racionalização do uso desses dispositivos.
Evidências: Divulgação em vídeo[28]

Gestão da Informação de Projetos (GiP): Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de projetos científicos adaptável às agências de fomento e aos convênios com a USP.
Evidências: Divulgação STI[33] [34], Matérias relacionadas[35][36]  e Website Gestão de Informação de Projetos[52].

Portal de Convênios: Desenvolvimento de um novo sistema para gestão de convênios na USP para melhorar a eficiência na tramitação para aprovação de convênios (IC, bolsas, bilaterais, internacionais). Entrega da versão do Portal de Convênios 1.0, com as seguintes funcionalidades prontas: Pós Graduação – Dupla Titulação e Mestrado e Doutorado Internacional; Cultura e Extensão: Cursos de Extensão.
Evidências: Matéria relacionada[40]

Sistema de Votação (Helios Voting):Adaptação e instalação de um Sistema de software que permite a realização de votações eletrônicas de eleições e referendos. Trata-se de um sistema seguro e auditável no qual cada participante ou eleitor obtém um comprovante de votação verificável para garantir que a cédula de votação seja recebida e registrada de forma segura no sistema.
Evidências: Matérias relacionadas [41] [42], Divulgação STI [43][108][109][110][111][112][113][114]

Otimização do sistema para controle de Frotas: Manutenção evolutiva de novas funcionalidades, como deslocamento dos servidores, cadastro de condutor e veículos, solicitação e cadastro das rotas de uso, pool de veículos e um novo módulo para controle de multas.
Evidências: Website Sistema Frota[56]

Sistema Campus: Sistema de Gerenciamento de Campus Universitário, construído para centralizar, num único sistema, todos os processos automatizados no âmbito de Prefeituras, Segurança e Gestão Ambiental. A primeira versão informatiza o processo de solicitação de serviços dirigidos às Prefeituras, desde a requisição com a respectiva aprovação, ainda no âmbito do setor solicitante, seguindo pelas as áreas internas das Prefeituras para análise, precificação, projeto, aprovação e execução. O Sistema Campus inclui também o aplicativo para smartphone CampusUSP, que na sua primeira versão contempla funcionalidades para registro de ocorrências, tanto no setor da segurança, quanto para as prefeituras: Implantação do projeto de solicitação e atendimentos para todas as prefeituras de toda a USP, sem que exista mais a necessidade de cada campus ter um sistema próprio.
Evidências: Website Sistema Campus[54]

Painel do Gestor: Implantação de um novo fluxo de visualização de dados Orçamentários e Financeiro.

Contratação de Novos Docentes: Implantação de um novo fluxo para cadastro e aprovação de projetos para novos docentes com novos vínculos, com projetos de pesquisa submetidos a FAPESP.

Sistema para Gestão de Admissão de Docentes: implantação de um novo fluxo de Gestão de Admissão de Docente com o desenvolvimento das funcionalidades: Inscrição, Edital de Concurso, Aprovação, Posse e Exercício.
Evidências: Matéria Relacionada[96]

Migração das aplicações Cliente-Servidor para arquitetura de Serviços Computacionais: manutenção evolutiva no sistema Júpiter (Sistema Graduação), cujas funcionalidades encontravam-se em arquitetura cliente-servidor, com reengenharia de interface e arquitetura de dados e posterior migração para padrões tecnológicos atuais dos demais sistemas corporativos.

Sistema para Gestão de Contrato de Terceiros: implantação de um novo fluxo de configuração, medição e aprovação do contrato de prestação de serviços de terceiros.

Sistema Mercúrio Web: implantação da Nova Contabilidade, com desenvolvimento de novo fluxo para suprir demandas da antiga contabilidade. Integração SIAFEN e MERCURIOWEB.

Gestão dos Locais-USP: implantação de um novo fluxo de cadastro e validação de locais USP, para atender uma nova exigência dos procedimentos e-Social, Uades e Certa.

Otimização do Sistema Financeiro:otimização dos sistemas por meio da implementação de vários procedimentos que modernizaram a gestão nestas áreas, agilizando as etapas de aprovação e eliminando o trâmite em papel (e-Social, racionalização INSS, cartão pagamento BB, nova contabilidade).

Controle de Solicitações da Superintendência do Espaço Físico (SEF) – Sistema Acrópole: desenvolvimento de um sistema para gestão das solicitações de serviço encaminhadas à SEF. O sistema contribuirá para uma maior eficiência nas interações entre os solicitantes e as diversas instâncias da SEF que cooperam no atendimento de uma solicitação.

Sistema de Gestão de Processos Jurídicos: substituição e ampliação das funções do sistema de gestão jurídica da Procuradoria Jurídica com transformação digital para redução do trâmite em papel e maior agilidade no gerenciamento do andamento interno de processos, gestão de pareceres, distribuição de processos e atividades dos procuradores e integração digital com tribunais.
Evidências: matéria relacionada[115]

Modernização do RUCARD: adequação do RUCARD para as novas demandas e funcionalidades de mobilidade dos usuários, bem como a agilidade na aquisição e uso de créditos e desenvolvimento do E-card (cartão virtual).
Evidências: – Processo 16.1.108.84.4 Pregão Eletrônico BEC 15/2016 – STI-Cetim-RP: Aquisição de notebooks e leitores de código de barras – Projeto RUCARD. Matérias Relacionadas[98][99].

Sistema Hórus: desenvolvimento e implantação do sistema para controle de acesso por meio de fechaduras elétricas, cancelas e catracas.

Aquisição e Implantação do Sistema de Ponto Eletrônico: elaboração do edital de contratação dos dispositivos físicos e adaptação dos sistemas corporativos para a nova interface de entrada de dados.

(Início)

3.4.2 Processos Acadêmicos

Estrutura curricular de graduação: Desenvolvimento de um novo módulo digital no atual sistema de apoio à graduação para melhoria na execução dos processos de alterações curriculares.
Evidências: Divulgação STI[21] e Matéria relacionada[22]

Edital unificado de bolsas para estudantes: Desenvolvimento de um sistema para viabilização da implantação de todas as fases do Programa Unificado de Bolsas da USP.
Evidências: Matéria relacionada[23] e Edital 2015-2016[24]

Alumni USP (Ex-alunos): Disponibilização de uma plataforma informatizada que oferece uma rede de relacionamentos entre os titulados em graduação e pós-graduação.
Evidências: Matérias relacionadas[37][38] e Website da plataforma Alumni[39]

Indicadores de Gestão para Pesquisa, Pós-Graduação, Internacionalização, Cultura e Extensão: Conjunto de serviços computacionais analíticos para apoio à tomada de decisões da USP, com objetivo principal de fornecer aos gestores e dirigentes da universidade uma ferramenta computacional que proporcione análise de dados em vários contextos institucionais em que a USP está envolvida.
Evidências: Matéria relacionada[44], Website Data USP[45], Website Tycho[46] e Website Anuário Estatístico[47]

weR_USP: Disponibilização de indicadores analíticos de pesquisa das principais fontes de informação: Lattes, Google Schoolar, Web of Science e Scopus, por unidades, departamentos e docentes. Implantação de um novo conceito de visualização de dados com visão de Pós-Graduação denominado weR_USP PG. Implantação de um novo conceito de visualização de dados com visão de Internacionalização.
Evidências: Divulgação STI[33] [34] e Matérias relacionadas[35][36]

Sistema de Acompanhamento CERT:  Elaboração da documentação para implementação do credenciamento de docentes no Sistema de apoio à gestão para a Comissão Especial de Regime de Trabalho (CERT)

Disponibilização da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: Reestruturação do processo de disponibilização de obras da Coleção Brasiliana e criação de um novo site de acesso público: Implantação de uma nova metodologia e tecnologia para busca de acervos.
Evidências: Website da BBM[53]

Sistema Apolo: Implantação do novo fluxo de Oferecimento de Cursos, com modificações na Caracterização Acadêmica e Financeira, além da integração com o Portal de Convênios. Implantação do novo fluxo de Programa de Editais. Implantação de um novo procedimento para impressão de diplomas para cursos de Difusão, Aperfeiçoamento e Atualização eliminando a impressão no papel e disponibilizando no formato digital.

Sistema Janus: Implantação de um novo fluxo de cadastro para identificar disciplinas ministradas em inglês.

 

(Início)

 

3.4.3. Esforços das equipes de desenvolvimento distribuídos por áreas

O gráfico apresentado na figura 1 resume a distribuição da dedicação das equipes de desenvolvimento de software em 2014 e 2017. Neste gráfico, podemos notar um grande crescimento proporcional da dedicação da equipe de TI para os processos administrativos. Entretanto, os resultados apresentados no item 3.4.1 evidenciam que as demandas acadêmicas continuaram a ser atendidas. Mais concretamente, em 2014 observava-se em torno de 280.000 (duzentos e oitenta mil) instâncias de processos acadêmicos informatizados por ano. Em 2017 esse número chegou a 400.000 (quatrocentos mil) instâncias de processos acadêmicos informatizados por ano, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 43%. Já os processos administrativos em 2014 totalizavam cerca de 160.000 (cento e sessenta mil) instâncias de processos informatizados, sendo que em 2017 o total de instâncias de processos informatizados chegaram a 300.000 (trezentos mil), ou seja, um acréscimo de aproximadamente 88% de informatização. Esse esforço de transformação digital dos processos administrativos e acadêmicos foi intensificado conforme descrito nos itens 3.4.1 e 3.4.2.

 
Figura 1: Distribuição da dedicação das equipes de desenvolvimento de software em 2014 e 2017

 

(Início)

 

4. Ações, atividades ou produtos em planejamento ou desenvolvimento e conclusão prevista para o ano de 2018

Assim  os demais resultados apresentados para o período de 2015 a 2017, todas as ações, atividades ou produtos em planejamento ou em desenvolvimento apresentados a seguir estão em sintonia com o Plano de Metas da USP para o biênio 2016-2017.

 

(Início)

 

4.1. Ações e Atividades de apoio à STI em desenvolvimento

Ampliação da Cooperação Técnica com as Seções de Informática das Unidades: Essa cooperação enfatiza os serviços de e-mail, políticas de segurança, compra centralizada e sala pró-aluno.

(Início)

4.2. Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de Conectividade

Implantação de links de alta velocidade com fibras ópticas apagadas: construção de uma rede expansível e sustentável de fibras ópticas apagadas que interligue a infraestrutura computacional da Universidade de São Paulo distribuída por diversos campi, tanto na capital quanto interior do estado.
Evidências: Projeto FAPESP 2016.26140-1

Manutenção e evolução da infraestrutura existente: Atendimento às solicitações encaminhadas à STI para: 1) projeto, instalação e manutenção de infraestrutura de rede local e sem-fio, e rede de telefonia; 2) projeto, instalação e manutenção de cabeamento óptico e metálico que compõem o backbone de comunicação; 3) instalação e manutenção de microinformática (em campo e laboratório), rede (dados e voz) e de outras naturezas; 4) manutenção no sistema de iluminação em Ribeirão Preto.

USPnet sem fio 2.0 (Wi-Fi): Projeto com proposta de ampliação da abrangência, desempenho e segurança de ambientes Wi-Fi na USP.
Evidências: Ofício STI 058 2015 de 15/09/2015[9]; Palestra de apresentação do projeto[10]  e Processo de Compra 15.1.27763.1.0[50], Ofício STI/0068/2016 e Ofício STI/0085/2016 divulgados através da lista gestores-ti.

Ampliação do fomento do uso do protocolo IPV6: Adequação da infraestrutura e capacitação de recursos humanos de conectividade para implantação do novo protocolo de comunicação para conexão com a Internet, alinhadas com as orientações do CGi.Br (Comitê Gestor de Internet Brasil) e LACNIC (Latin American and Caribbean Network Information Centre).
Evidências: Website do Comitê Gestor da Internet no brasil, ix.br[79]

Manutenção da infraestrutura para gestão e monitoramento por câmeras: manutenção da infraestrutura tecnológica necessária ao projeto de implantação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras nos Campi CUASO e EACH, o qual expandirá os recursos de monitoramento remoto de espaços físicos, vias públicas e de circulação de pessoas. Tendo concluído a primeira fase (infraestrutura ótica), encontram-se em desenvolvimento duas outras, sendo: (1) Instalação das câmeras e (2) infraestrutura de software.

Informatização dos processos de gestão de telefonia fixa: Expansão das funcionalidades do sistema corporativo de telefonia fixa para permitir a gestão de custos por ramal e integração com o tarifador. Atendimento às solicitações de mudança de categoria de ramal e de ramal novo via sistema de telefonia, dentre outros que aparecem na estatística do atendimento.
Evidências: supressão contratual em 86,44% do contrato telefonia 020/2015 (linhas telefônicas diretas).

(Início)

4.3. Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de interNuvem

Manutenção e evolução da infraestrutura existente: Manutenções corretivas e evolutivas na infraestrutura da interNuvem USP.

Adequação do Sistema interNuvem para viabilização da heterogeneidade de processamento e storage: Definição de uma arquitetura modelo e independente de fabricante de software hardware. Como resultado, cada módulo da interNuvem pode ser composto por diferentes fornecedores de hardware e software no que tange ao processamento, armazenamento e comunicação.

Migração dos serviços da plataforma de colaboração (e-mail, contatos, agenda, porta arquivos): controle do serviço de mensagens institucionais, com tratamento corporativo que permita atender, de forma autônoma, as demandas das Unidades e órgãos da Reitoria.

Gestão de identidade eletrônica da USP: Estruturação de uma plataforma de identidade única que será a base de autenticação para toda USP. Essa base de autenticação oferecerá recursos de “Single Sign On” que permitirão acesso único a qualquer sistema ou serviço da USP, tais como VPN, wireless, entre outros.
Evidências parciais: Portal Senha Única –  USP [60].

Implantação de salas pro-aluno com recursos da interNuvem: migrar a conexão de PC desktops em salas pró-aluno para o ambiente thin-client com acesso à interNuvem USP.

 

(Início)

4.4. Ações e Atividades em desenvolvimento na Competência de Sistemas

Manutenção e evolução dos sistemas existentes: Manutenções corretivas e evolutivas nos sistemas corporativos existentes na USP.

Migração das aplicações Cliente-Servidor para arquitetura de Serviços Computacionais: Manutenção evolutiva dos sistemas corporativos Marte (Sistema de Recursos Humanos), Mercúrio (Sistema Financeiro) e Fênix (Sistema Pós-Graduação) cujas funcionalidades encontram-se em uma arquitetura cliente-servidor, sendo necessária a reengenharia de interface e arquitetura de dados para posterior migração para padrões tecnológicos atuais dos demais sistemas corporativos.

(Início)

4.4.1 Processos Administrativos

Indicadores de Gestão para Avaliação Institucional e Anuário Estatístico: conjunto de serviços computacionais analíticos para apoio à tomada de decisões da USP, com objetivo principal de fornecer aos gestores e dirigentes da universidade uma ferramenta computacional que proporcione análise de dados em vários contextos institucionais em que a USP está envolvida.

Implantação do Sistema de Gestão de Pautas: implantação, manutenção e evolução das funcionalidades do Sistema de Pautas.

Implantação do Sistema de Gestão de Mandatos: implantação, manutenção e evolução das funcionalidades do Sistema de Gestão de Mandatos.

e-Ofícios, e-Proteos  e Pastas (prontuários) docentes, alunos e servidores: substituição de documentos em papel por armazenamento digital.

Sistema Campus: sistema de gerenciamento de Campus Universitário, construído para centralizar, num único sistema, todos os processos automatizados no âmbito de Prefeituras, Segurança e Gestão Ambiental. A primeira versão informatiza o processo de solicitação de serviços dirigidos às Prefeituras, desde a requisição com a respectiva aprovação, ainda no âmbito do setor solicitante, seguindo pelas as áreas internas das Prefeituras para análise, precificação, projeto, aprovação e execução. O Sistema Campus inclui também o aplicativo para smartphone CampusUSP, que na sua primeira versão contempla funcionalidades para registro de ocorrências, tanto no setor da segurança, quanto para as prefeituras: Implantação do projeto de solicitação e atendimentos para todas as prefeituras de toda a USP, sem que exista mais a necessidade de cada campus ter um sistema próprio.
Evidências: website Sistema Campus[54] ; matéria relacionada[67][85].

Sistema de Compras: sistema para gestão dos processos de compras da CODAGE.

Orientação e Localização móvel: aplicativo para plataforma mobile para orientação e localização da comunidade USP.

(Início)

4.4.2 Processos Acadêmicos

Sistema de Acompanhamento CERT:  Testes e implantação de um módulo de credenciamento de atividades docentes para o Sistema de apoio à gestão da Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).

Novo núcleo do Janus (Sistema da Pós-Graduação): Reengenharia das estruturas de dados e programas para melhor atender as demandas de otimização dos processos acadêmicos da PRPG.

Implantação do Sistema de Apoio ao Ensino (disciplinas) em larga escala no ambiente de interNuvem USP: Modernização das salas pró-aluno com dispositivos de acesso e interNuvem de modo a produzir os custos com manutenção de equipamentos e de softwares.

 

(Início)

 

5. Conclusão

Este relatório apresenta um conjunto de resultados significativos e incontestáveis que marcaram uma fase de transformação digital da USP durante a gestão STI 2014-2017. Essa transformação digital só foi possível mediante a ousadia de inovação em uma nova filosofia de gestão da STI implantada no período, com subordinação de seu trabalho às finalidades da Universidade e não somente no apoio às suas atividades burocráticas. Essa nova postura de gestão da TI como atividade meio se insere no esforço da USP de fortalecer a realização de suas missões-fim, como descrito no relatório de gestão da USP para o período 2014-2017[100] .

O esforço da STI em desenvolver três competências técnicas, com o gerenciamento de recursos humanos baseado em entregas de produtos qualificados e o posicionamento como área meio das atividades-fim da USP, permitiu a racionalização dos serviços computacionais. Essa racionalização também pode ser observada pela redução de 143 servidores do quadro de recursos humanos da STI, aumento dos resultados realizados conforme mostram as evidências descritas, bem como a redução de custos de contratos, que nos anos de 2015 e 2016, chegou aproximadamente a R$ 58.000.000,00 (cinquenta e oito milhões de reais).

Embora os resultados atingidos na gestão 2014-2017 sejam significativos, para 2018 propõe-se concluir as atividades descritas, de modo a consolidar e tornar irreversível o caminho da racionalização dos serviços computacionais da STI planejado no final do segundo semestre de 2014.

São Paulo, novembro de 2017.

Prof. Dr. João Eduardo Ferreira
Superintendente de Tecnologia da Informação

Prof. Dr. Adilson Gonzaga
Diretor do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC)

Prof. Dr. Alexandre Souto Martinez
Diretor do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP)

Prof. Dr. Antonio Augusto Franco Garcia
Diretor do Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz” (CeTI-LQ)

Profa. Dra. Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
Diretora do Centro de Tecnologia da Informação de São Paulo (CeTI-SP)

Prof. Dr. José Roberto Pereira Lauris
Núcleo de Bauru

(Início)

 

6. Referências para as evidências

[1] Resolução Nº 7025, de 03 de dezembro de 2014, disponível on-line em http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7025-de-03-de-dezembro-de-2014, visitado em 23/02/2016.

[2] Edital de Tomada de Preços SEF N.º 36 / 2015, disponível on-line em http://www.sef.usp.br/wp-content/uploads/sites/52/2016/01/TP-36-2015-Edital.pdf, visitado em 23/02/2016.

[3] Site Institucional da Superintendência de Tecnologia da Informação, disponível on-line em //www.sti.usp.br/, visitado em 23/02/2016.

[4] Matéria “Novo superintendente fala sobre os rumos da TI na Universidade”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=48748, publicado em 04/05/2015, visitado em 23/02/2015

[5] Matéria “USP celebra 50 anos de Tecnologia da Informação”, disponível on-line em http://jornalbrasil.com.br/noticia/usp-celebra-50-anos-de-tecnologia-da-informacao.html, publicado em 21/06/2015, visitado em 23/02/2015

[6] Matéria “USP celebra 50 anos de Tecnologia da Informação e homenageia pioneiros”, disponível on-line em http://www5.usp.br/94067/evento-celebra-50-anos-de-tecnologia-da-informacao-na-usp/, visitado em 23/02/2016.

[7] Revista “História de TI da USP”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/wp-content/uploads/sites/46/2015/07/revista_TI-50anos-9.pdf, visitado em 23/02/2016.

[8] Site do “Encontro GeINFO de Educação Continuada”, disponível on-line em http://www.geinfo.usp.br/, visitado em 23/02/2016.

[9]   Ofício STI/058/2015. Ofício enviado aos dirigentes de unidades e gestores de TI da USP em 15 de setembro de 2015 descrevendo o projeto de atualização e expansão da infraestrutura de rede sem-fio, que passaria a se denominar USPnet-Sem-Fio 2.0.

[10]  Minicurso: “USPnet Sem Fio 2.0: conceituação, cenários e funcionamento”, divulgação on-line em http://www.geinfo.usp.br/ec/index.php/cursos/, visitado em 23/02/2016.

[11] Matéria “USP Migra para a plataforma de código aberto apache Cloudstack para executar a maior nuvem educacional da América Latina”, disponível on-line em http://www.shapeblue.com/pt-br/usp-migra-para-a-plataforma-de-codigo-aberto-apache-cloudstack-para-executar-a-maior-nuvem-educacional-da-america-latina/, publicada em 21/04/2015, visitado em 23/02/2015.

[12] Website do Evento “3o. Workshop de Computação de Alto Desempenho – Convêno: USP – Rice University”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/sti-promove-3o-workshop-de-computacao-de-alto-desempenho-conveno-usp-rice-university/, visitado em 23/02/2016.

[13] Website de divulgação da “Cooperação com Rice University”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/cooperacao/rice-university/, visitado em 23/02/2015.

[14] Website de divulgação da “Cooperação com Rice University”, disponível on-line em http://3whpc.lcca.usp.br/o-convenio-usp-rice-university/, visitado em 23/02/2015.

[15] Matéria com divulgação do Workshop “Computação de alto desempenho”, disponível em http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=41178, visitado em 23/02/2016.

[16] Portaria PRP Nº 460, de 19 de novembro de 2015, que estabelece normas para a utilização, em pesquisa, dos Recursos Computacionais do Sistema “Nuvens Interconectadas (interNuvem USP) ”, disponível on-line em http://www.prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/33/2015/11/Portaria-PRP-460.pdf, visitado em 24/02/2016.

[17] Oficio Circular PRP-STI 001/2015, que dá ciência à da Portaria 460/2015 da PRP que regula, a partir da data de publicação no Diário Oficial, as regras de utilização para pesquisa do Sistema Nuvens Interconectadas USP (interNuvem USP) e de fornecer-lhes orientações de forma a direcionar o bom uso desses recursos, disponível on-line em http://www.prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/33/2015/11/OF-PRP-STI-001-e-Anexo-1.pdf, visitado em 24/02/2016.

[18] Matéria “Sistema de Nuvem da USP passa por mudanças”, disponível on-line em http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=50357, visitado em 24/02/2016.

[19] Matéria “Sistema da USP de armazenamento em nuvem passa por mudanças”, disponível on-line em http://www5.usp.br/102895/sistema-de-nuvem-da-usp-passa-por-mudancas/, visitado em 24/02/2016.

[20] Divulgação STI: “USP disponibiliza acesso a nuvem computacional a docentes para pesquisa“, disponível on-line em //www.sti.usp.br/usp-disponibiliza-acesso-nuvem-computacional-docentes-para-pesquisa/, visitado em 24/02/2016.

[21] Divulgação STI: “Novo módulo de Gestão da Estrutura Curricular da Graduação está disponível no Sistema Júpiter Web”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/novo-modulo-de-gestao-da-estrutura-curricular-da-graduacao-esta-disponivel-sistema-jupiter-web/, visitado em 24/02/2016.

[22] Matéria “Gestão universitária é debatida em reunião dos dirigentes”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=53490, visitado em 24/02/2016.

[23] Matéria “A USP lançou o edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação 2015/2016”, disponível on-line em http://www5.usp.br/92941/usp-lanca-edital-de-programa-de-bolsas-de-estudo/, visitado em 24/02/2016.

[24] Edital EDITAL 2015-2016 do programa unificado de bolsas de estudo para estudantes de graduação, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/juno/bnfArquivosPublicos.jsp?tiparq=1&anoprg=2015&codmnu=6378, visitado em 24/02/2016.

[25] Matéria “Dirigentes definem plano de metas da Universidade para 2015”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=47168, visitado em 24/02/2016.

[26] Página para acompanhamento das Metas no Portal da Transparência, disponível on-line em https://metas.uspdigital.usp.br/PaginasPublicas/MensagemAcompanhamento.aspx, visitado em 24/02/2016.

[27] Ambiente para acompanhamento das metas, disponível on-line em https://metas.uspdigital.usp.br, visitado em 24/02/2016.

[28] Divulgação em Vídeo: “Sistema de Gestão de Telefonia da USP”, disponível on-line em http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=28461, acesso restrito, visitado em 24/02/2016

[29] Website do sistema Banco de Oportunidades, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/boportuni/, visitado em 24/02/2016.

[30] Matéria “USP disponibiliza versão piloto de banco de oportunidades para servidores”, disponível on-line em http://www5.usp.br/43709/usp-disponibiliza-versao-piloto-de-banco-de-oportunidades-para-servidores/, visitado em 24/02/2016.

[31] Divulgação “USP Oportunidades”, disponível on-line em http://www.usp.br/drh/?p=4880, visitado em 24/02/2016.

[32] Informativo Esalq “Banco de Oportunidades da USP”, disponível on-line em http://www.esalq.usp.br/boletim/node/467, visitado em 24/02/2016.

[33] Divulgação STI ”Sistemas facilitam gerenciamento da produção científica”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/sistemas-facilitam-gerenciamento-da-producao-cientifica/, visitado em 24/02/2016.

[34] Divulgação STI ”STI apresenta dois novos sistemas voltados para pesquisa”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/sti-apresenta-dois-novos-sistemas-voltados-para-pesquisa/, visitado em 24/02/2016.

[35] Matéria “Sistemas facilitam gerenciamento da produção científica”, disponível on-line em http://www.usp.br/agen/?p=225757, visitado em 24/02/2016.

[36] Matéria “STI lança dois novos sistemas voltados para pesquisa”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=50443, visitado em 24/02/2016.

[37] Matéria  “USP lança portal voltado para ex-alunos da Universidade”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/usp-lanca-portal-voltado-para-ex-alunos-da-universidade/, visitado em 24/02/2016.

[38] Matéria  “Ex-alunos famosos da USP”, disponível on-line em http://www.clickestudante.com/ex-alunos-famosos-da-usp.html, visitado em 24/02/2016.

[39] Website da Plataforma Alumni, disponível on-line em http://alumni.usp.br/, visitado em 24/02/2016

[40] Matéria “Novo portal moderniza o processo de tramitação de convênios na USP”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=46605, visitado em 24/02/2016

[41] Matéria “Gestão universitária é debatida em reunião dos dirigentes”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=53490, visitado em 24/02/2016.

[42] Matéria “USP realiza 1ª eleição on-line para representantes do Conselho Universitário”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=55393, visitado em 26/02/2016.

[43] Divulgação STI ” Novo serviço de votação da Universidade de São Paulo”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/novo-servico-de-votacao-da-universidade-de-sao-paulo/ , visitado em 24/02/2016.

[44] Matéria “Sistemas de gerenciamento eletrônico facilitam a gestão da ciência”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=54581, visitado em 24/02/2016

[45] Website DataUSP, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/datausp/, visitado em 24/02/2016

[46] Website Tycho, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/tycho, visitado em 24/02/2016

[47] Website Anuário Estatístico, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/anuario, visitado em 24/02/2016

[48] Divulgação DRH, disponível on-line em http://www.usp.br/drh/?page_id=672, visitado em 24/02/2016

[49] Matéria “Encontro reúne profissionais da área de TI da Universidade”, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=56383 visitado em 14/04/2016

[50] Processo 15.1.27763.1.0, disponível o andamento on-line em  https://uspdigital.usp.br/proteos do documento da requisição de compra 147818/2016

[51] Cartilha de boas práticas para uso de e-mails e segurança da informação, disponível on-line em http://cetirp.sti.usp.br/cartilha-de-boas-praticas-para-o-uso-de-emails-e-seguranca-da-informacao/, visitado em 15/04/2016

[52] Website do Sistema de Gestão de Projetos, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/gpusp/, visitado em 20/04/2016

[53] Website BBM, disponível on-line em https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1, visitado em 02/05/2016

[54] Website Sistema Campus em https://uspdigital.usp.br/campususp

[55] Website do Sistema de Controle de Versão, disponível on-line em https://git.uspdigital.usp.br/users/sign_in, visitado em 20/04/2016

[56] Website do Sistema Frota, disponível on-line em http://uspdigital.usp.br/frotaweb, visitado em 20/04/2016

[57] Website do Sistema CERT, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/cert/, visitado em 20/04/2016

[58] Website de divulgação dos novos clusters “STI disponibiliza novos clusters para processamento de dados de alto desempenho”, disponível on-line em //www.sti.usp.br/sti-disponibiliza-novos-clusters-para-processamento-de-dados-de-alto-desempenho/, visitado em 20/04/2016

[59] Portaria nº 460 de 19 de novembro de 2015, disponível on-line em http://www.prp.usp.br/wp-content/uploads/sites/33/2015/11/Portaria-PRP-460.pdf, visitado em 20/04/2016

[60] Portal Senha Única USP, disponível em http://id.usp.br/, visitado em 16/05/2016.

[61] Matéria “Voto eletrônico faz participação aumentar” de 08/03/2016, disponível on-line em http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=51491, visitado em 06/10/2016.

[62] Matéria “Encontro reúne profissionais da área de TI da Universidade” de 30/03/2016, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=56383, visitado em 06/10/2016.

[63] Matéria “USP abre acesso à Nuvem computacional” de 29/08/2016, disponível on-line em http://agencia.fapesp.br/usp_abre_acesso_a_nuvem_computacional_/23839/, visitado em 06/10/2016.

[64] Matéria “Novas antenas melhoram acesso à rede sem fio na USP” de 29/08/2016, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/novas-antenas-melhoram-acesso-a-rede-sem-fio-na-usp/, visitado em 06/10/2016.

[65] Matéria “USP realiza 1ª votação on-line para representante dos servidores no Co” de 01/09/2016, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=59813, visitado em 06/10/2016.

[66] Matéria “USP lança aplicativo para monitoramento de segurança dos campi” de 08/09/2016, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=60031, visitado em 06/10/2016.

[67] Matéria “Aplicativos facilitam vida universitária” de 25/09/2016, disponível on-line em http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2016/09/aplicativos-facilitam-vida-universitaria/, visitado em 06/10/2016.

[68] Matéria “Portal Alumni integra a Universidade a seus antigos alunos” de 27/10/2016, disponível on-line em http://www.usp.br/imprensa/?p=61311, visitado em 31/10/2016.

[69] Agradecimento da PRG em 25/05/2015 quanto a viabilização de instalação do USPnet e Eduroam no Centro de Convenções Rebouças, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[70] Agradecimento da Escola USP em 27/05/2015 quanto a viabilização de instalação para a realização de aulas do curso Gestão de Projetos Científicos, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[71] Agradecimento da Faculdade de Odontologia em 09/09/16 referente WiFi, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[72] Agradecimento do Instituto de Química de São Carlos em 09/09/16 referente WiFi, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[73] Agradecimento da EACH em 09/09/16 referente WiFi, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[74] Agradecimento da ECA em 29/09/16 agradecendo a STI pelos serviços realizados no CDI possibilitando a realização de evento, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[75] Evento CAIPYRA 2016 (Evento de Python). Divulgação do evento disponível em http://ribeirao.usp.br/?p=7349, visitado em 30/11/16.

[76] Website do Sistema de Telefonia, disponível em: https://uspdigital.usp.br/telefonia/, visitado em 30/11/16.

[77] Website do ambiente de monitoramento dos links intercampi, disponível em: http://purus.uspnet.usp.br/zabbix/map.php?sysmapid=17&severity_min=0.

[78] Website do Sistema Marte, disponível on-line em https://uspdigital.usp.br/marteweb/, visitado em 30/11/2016.

[79] Website do Comitê Gestor da Internet no Brasil, ix.br, disponível on-line em https://meu.ix.br/stats/sp/28571/bps.

[80] Website do Evento “4o. Workshop de Computação de Alto Desempenho – Convênio: USP – Rice University”, disponível on-line em http://4w.hpc.usp.br/, visitado em 03/11/2016.

[81] Portaria PRP Nº 485, de 22 de junho de 2016, estabelece as regras de utilização do interNuvem USP por usuários externos à USP para fins de pesquisa.”, disponível on-line em http://e.usp.br/6qs, visitado em 03/11/2016.

[82] Oficio Circular PRP-STI 001/2016, que dá ciência à da Portaria 485/2016 da PRP que regula, a partir da data de publicação no Diário Oficial, as regras de utilização para pesquisa do interNuvem USP por usuários externos à USP e de fornecer-lhes orientações de forma a direcionar o bom uso desses recursos, disponível on-line em http://e.usp.br/6qr, visitado em 24/02/2016.

[83] Matéria no Jornal da USP, “Serviço de e-mail será migrado para plataforma USP-Google” de 12/12/2016, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/comunidade-usp/servico-de-email-sera-migrado-para-plataforma-usp-google/, visitado em 12/12/2016.

[84] Matéria no Portal da USP, Sala de Imprensa, “USP faz parceria com Google para uso do G Suite for Education” de 09/12/16, disponível on-line em https://www.usp.br/imprensa/?p=62162, visitado em 12/12/2016.

[85] Matéria no Jornal da USP, “Aplicativo Campus USP passa a registrar denúncias de violência contra mulher” de 29/11/2016, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/aplicativo-campus-usp-passa-a-registrar-denuncias-de-violencia-contra-mulher/, visitado em 12/12/2016.

[86] Matéria no Jornal da USP Especial “O lugar da USP no mundo – rankings” de novembro/2016, disponível on-line em http://jornal.usp.br/especial/rankings/, visitado em 12/12/2016.

[87] Matéria no Jornal da USP “As principais notícias do ano de 2016 em retrospectiva” de 23/12/2016, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/veja-a-retrospectiva-com-as-principais-noticias-de-2016, visitado em 25/09/2017.

[88]  Matéria no Jornal da USP “Hospital Centrinho lança novo site” de 26/01/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/hospital-centrinho-lanca-novo-site/, visitado em 25/09/2017.

[89] Matéria no Jornal da USP “Conheça a imensa biblioteca virtual da USP” de 04/04/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/conheca-a-imensa-biblioteca-virtual-da-usp/, visitado em 25/09/2017.

[90] Matéria no Jornal da USP “Conselho Universitário aprova Parâmetros de Sustentabilidade” de 11/04/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/conselho-universitario-aprova-texto-final-dos-parametros-de-sustentabilidade/, visitado em 17/04/2017.

[91] Matéria no Jornal da USP “USP decide que 40% dos seus funcionários devem ser de professores” de 12/04/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/usp-decide-que-40-dos-seus-funcionarios-devem-ser-de-professores/, visitado em 25/09/2017.

[92] Matéria no Jornal da USP “USP inicia implantação de rede de fibra óptica” de 04/05/17,
disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/press-release/usp-inicia-a-implantacao-da-rede-de-fibra-optica-que-interligara-todos-os-campi/, visitado em 03/07/2016.

[93] Matéria no Jornal da USP “Rede de fibra óptica vai interligar todos os campi da USP” de 05/05/17,  disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/comunidade-usp/rede-de-fibra-optica-vai-interligar-todos-os-campi-da-usp/, visitado em 25/09/2017.

[94] Matéria no Diário Oficial, “USP terá todos os campus interligados por fibra óptica” de 12/05/2017, disponível on-line em http://cloud.boxnet.com.br/i84PmC, visitado em 03/07/2017.

[95] Matéria no Jornal da USP, “Sistema Júpiter simplifica matrícula on-line” de 12/06/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/comunidade-usp/sistema-jupiter-simplifica-matricula-on-line/, visitado em 25/09/2017.

[96] Matéria no Jornal da USP, “Novo sistema moderniza processo de admissão de docentes” de 28/06/2017, disponível on-line em http://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/jornal-da-usp-no-ar/, visitado em 03/07/2017.

[97] Matéria no Jornal da USP, “Os livros raros do acervo da Brasiliana já estão no ar” de 14/07/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/cultura/os-livros-raros-do-acervo-da-brasiliana-ja-estao-no-ar/, visitado em 09/08/2017.

[98] Matéria no Jornal da USP, “Usuários dos restaurantes universitários podem comprar créditos pelo celular, sobre Rucard 2.0” de 06/09/17, disponível on-line em https://jornal.usp.br/institucional/usuarios-dos-restaurantes-universitarios-podem-comprar-creditos-pelo-celular/, visitado em 11/09/2017.

[99] Matéria no Jornal da USP, “USP lança carteirinha digital para comunidade acadêmica” de 06/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/usp-lanca-carteirinha-digital-para-comunidade-academica/, visitado em 06/10/2017.

[100] Relatório de Gestão – uma Universidade em Evolução, de 12/09/17, especificamente o Volume 4 em que a STI é referenciada no capítulo “A Tecnologia da Informação a Serviço da Gestão do Ensino e da Pesquisa”, disponível on-line em http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1504, visitado em 12/09/17.

[101] Matéria no Jornal da USP, “Alumni tem diploma virtual e vagas de emprego para ex-alunos da USP” de 20/09/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/alumni-tem-diploma-virtual-e-vagas-de-emprego-para-ex-alunos-da-usp/, visitado em 25/09/2017.

[102] Matéria no Jornal da USP, “USP se destaca na área de tecnologia da informação” de 22/09/2017, Prêmio CIO Destaque 4CIO SP 2017 conferido ao Prof. Dr. João Eduardo Ferreira como finalista, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/usp-se-destaca-na-area-de-tecnologia-da-informacao/, visitado em 22/09/2017.

[103] Matéria no Jornal da USP, “Eleição para reitor e vice-reitor da USP será no dia 30 de outubro de 2017” de 17/08/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/eleicao-para-reitor-e-vice-reitor-da-universidade-sera-no-dia-30-de-outubro/, visitado em 17/08/2017.

[104] Matéria no Jornal da USP, “Quatro chapas irão concorrer às eleições para reitor e vice-reitor da USP” de 25/09/2017, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/quatro-chapas-irao-concorrer-as-eleicoes-para-reitor-e-vice-reitor/, visitado em 26/09/2017.

[105] Matéria no Jornal da USP, “Situação financeira da USP predomina no 1º debate de candidatos a reitor” de 06/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/comunidade-usp/situacao-financeira-da-usp-predomina-no-1o-debate-de-candidatos-a-reitor/, visitado em 17/10/2017.

[106] Matéria no Jornal da USP, “Último debate dos candidatos à Reitoria será realizado em São Paulo” de 11/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/ultimo-debate-dos-candidatos-a-reitoria-sera-realizado-no-campus-de-sao-paulo/, visitado em 17/10/2017.

[107] Matéria no Jornal da USP, “Crise financeira volta a ser foco no debate de candidatos a reitor” de 16/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/crise-financeira-volta-a-ser-foco-no-debate-de-candidatos-a-reitor/, visitado em 17/10/2017.

[108] Matéria no Jornal da USP, “Consulta à comunidade para escolha do novo reitor será no dia 23/10/17” de 17/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/consulta-a-comunidade-para-escolha-do-novo-reitor-sera-no-dia-2310/, visitado em 17/10/2017.

[109] Matéria no Jornal da USP, “Em último debate de reitoráveis, público cobra solução para HU” de 20/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/universidade/em-ultimo-debate-de-reitoraveis-publico-cobra-solucao-para-hu/, visitado em 20/10/2017.

[110] Matéria no Jornal O Estado de SP/ Educação, “Em eleição para reitor, USP discute desafios” de 23/10/17, disponível on-line em http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,em-eleicao-para-reitor-usp-discute-desafios,70002056521, visitado em 06/11/2017.

[111] Reportagem Rádio Bandeirantes, “Rádio Bandeirantes entrevista candidatos que concorrem à eleição de reitor da USP” de 24/10/17, disponível on-line em https://radioamantes.wordpress.com/2017/10/24/radio-bandeirantes-entrevista-candidatos-que-concorrem-a-eleicao-de-reitor-da-usp/, visitado em 06/11/2017.

[112] Matéria no Jornal da USP, “Eleição para compor lista tríplice de reitor e vice-reitor será em 30/10” de 27/10/17, disponível on-line em   http://jornal.usp.br/institucional/eleicao-para-composicao-da-lista-triplice-de-reitor-e-vice-reitor-sera-no-dia-3010/, visitado em 27/10/2017.

[113] Matéria no Jornal da USP, “USP define lista tríplice de chapas de candidatos a reitor e vice-reitor” de 30/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/usp-define-lista-triplice-de-chapas-de-candidatos-a-reitor-e-vice-reitor-2/, visitado em 06/11/17.

[114] Matéria no Jornal Folha de São Paulo/Educação, “Candidato da situação vence eleição e lidera lista tríplice à reitoria da USP” de  30/10//17, disponível on-line em http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2017/10/1931619-candidato-da-situacao-vence-eleicao-e-lidera-lista-triplice-a-reitoria-da-usp.shtml, visitado em 06/11/17.

[115] Matéria no Jornal da USP, “Procuradoria-Geral da Universidade moderniza seus processos” de 20/10/17, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/procuradoria-geral-da-universidade-moderniza-seus-processos/, visitado em 20/10/2017.

[116] Agradecimento do IME – Biblioteca – em 27/07/17, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[117] Agradecimento da EACH – em 04/08/17 quanto à finalização da instalação das antenas WiFi, disponível no Sharepoint https://sti.uspdigital.usp.br/Administrativo/SecretariaSTI/Documentos/Forms.

[118] Relatório de gestão: Uma universidade em evolução. Relatório de gestão USP para o período 2014-2017, disponível on-line em http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1504.

[119] Matéria no Jornal da USP: “USP implanta sistema inédito de votação eletrônica”, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/usp-implanta-sistema-inedito-de-votacao-eletronica/. Visitado em 21/11/2017.

[120] Matéria no Jornal da USP:” Aplicativo incentiva a vivência cultural na USP”, disponível on-line em http://jornal.usp.br/institucional/aplicativo-entreartes-incentiva-a-vivencia-cultural-na-universidade/. Visitado em 23/11/2017.

[121] Website do Evento Softwares para monitoramento da Segurança, disponível em http://cetirp.sti.usp.br/conferencia-software-para-monitoramento-da-seguranca/, visitado em 21/11/2017

[122] FERREIRA, J. E. ; BERNARDES, M.C. DataUSP: A Tool for Large-Scale Data Analysis in the University Activities. Conferencia Internacioal Educause 2017.  Disponível on-line em https://events.educause.edu/annual-conference/2017/agenda/datausp-a-tool-for-largescale-data-analysis-in-the-university-activitiesVisitado em 28/11/2018

[123] FERREIRA, J. E. ; VISINTIN, J. A. ; OKAMOTO JUNIOR, J. ; PU, C . Smart Services: A Case Study on Smarter Public Safety by a Mobile App for University of São Paulo. In: IEEE Smart City Innovations 2017, 2017, San Francisco. 2017 IEEE Smart World Conference Proceedings, 2017. p. 1218-1223. Disponível on-line em: http://interscity.org/assets/ferreira_sci2017.pdf. Visitado em 28/11/2017.

[124] GOLDEMBERG, J. USP 80 anos. Capítulo Datausp-PosGrad: Um Conjunto de Serviços Analíticos para Apoio à Tomada de Decisão da PRPG da USP, EDUSP 2017, ISBN 13: 978-85-314-1483-1.

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