Superintendência de Tecnologia da Informação Universidade de São Paulo

FAPESP

Plano Anual de Aplicação 2014

Tem por objetivo aperfeiçoar a infraestrutura computacional de apoio à pesquisa da USP, tendo como diretriz principal o aumento da resiliência e da disponibilidade da rede de comunicação e o armazenamento seguro de alta capacidade dos dados de pesquisa, com alta vazão.

Pretende-se garantir um desempenho de alta qualidade em qualquer localização ou campus da USP, independentemente do ponto de provimento. A isso se agregará uma camada de serviços aderente ao conceito de InterNuvem computacional. Desta forma, objetiva-se serviços da rede de dados disponíveis em regime de 24x7x365, garantindo o apoio a toda atividade de pesquisa. Além disso, essa qualificação também poderá beneficiar toda a comunidade USP em suas atividades de ensino e extensão.

O objetivo principal deste projeto é a instalação de um centro de rede dotado de recursos capazes de permitir às Unidades da USP acesso aos serviços de TI oferecidos na InterNuvem.

A InterNuvem visa prover computação como serviço, que inclui processamento, armazenamento e comunicação de alto desempenho, para a área de pesquisa, em especial a Universidade de São Paulo além de outras instituições.